sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Doces ou travessuras?

No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween, mais conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”.
As comemorações do Halloween são mais comuns nos países do hemisfério norte, em especial nos Estados Unidos. Mas a cada ano torna-se mais “natural” comemorar o dia das bruxas também aqui no Brasil, com fantasias, doces, travessuras e muita festa.
O halloween é uma celebração que provém dos povos antigos. Tudo começou há 2500 anos, quando os celtas realizavam rituais para afastar os maus espíritos e homenagear os mortos. Todo ano, no dia 31 de outubro, eles acendiam uma fogueira, usavam máscaras e ofereciam doces. O costume foi mal interpretado pela igreja católica, que vestiu o evento com uma roupagem diabólica. E, assim, nasceu o dia das bruxas.



A simbologia do halloween é muito forte. Ela se inspirou na cultura celta, mas também incorporou outros elementos ao longo dos séculos. Os símbolos aparecem nas fantasias, nos comes e bebes, nas brincadeiras e na própria decoração da festa.

CURIOSIDADES: 
Vocês sabiam que as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria, enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos ?!?

A frase mais famosa do Halloween, dita pelas crianças ao baterem na porta de desconhecidos. A brincadeira existe desde o século IX, onde eram oferecidas as crianças “bolos de almas” com cobertura de groselha, para dar às crianças que se fantasiavam e saiam de porta em porta aplicando a brincadeira. A criança que ganhava o pedaço de bolo, em troca deveria rezar pela alma de algum familiar de quem lhe ofereceu o bolo.

Nenhum comentário: