domingo, 17 de junho de 2012

Dica do dia: Como cuidar do seu Chapéu Panamá



Cuidando do seu chapéu panamá:

• Não expor seu chapéu à chuva ou qualquer outro contato com a água. A palha ‘toquilla’ absorve água como uma esponja e quando seca pode deixar manchas e debilitar a palha. Se isto acontecer, seque seu chapéu lentamente na sombra.
• Não deixe seu chapéu exposto ao sol, como dentro de um carro, perto de uma janela ou em qualquer outro ambiente fechado. Os chapéus-panamá precisam um pouco de umidade para manter a palha em boas condições e se você deixar o chapéu em um lugar quente e sem ventilação a palha pode secar e virar vulnerável a quebrar com o tempo.
• Manuseie seu chapéu delicadamente e não coloque muita pressão porque as área mais manuseadas se tornam vulneráveis com o tempo, especialmente na ponta da coroa das Fedoras, que é o lugar preferido para agarrar o chapéu.

Limpando seu chapéu panamá:

Nunca, em nenhuma circunstância, utilize sabão, água ou álcool para limpar o chapéu. Se seu chapéu ficar sujo tente primeiro tirar qualquer mancha esfregando com um pano ou uma outra maneira de limpar o seu chapéu é utilizando borracha de lápis,  se isto não funcionar tente limpá-lo com lenços faciais úmidos ou lencinhos para bebê.

Como guardar o seu chapéu panamá:

Para guardar o chapéu deve-se colocar num lugar limpo, o ideal é gardá-lo em uma  caixa  própria para guardar chapéu.ou pendurado.
Nao é recomendável ter os chapéus mais de 48 horas dobrados, seja em malas, sacolas, ou caixas de madeira pequenas.

Restabelecendo a forma de seu chapéu panamá:

Se seu chapéu perder sua forma por alguma razão, pode recuperar sua forma original com vapor. Passe por cima de uma panela com água fervendo enquanto você dê a forma com as mãos. Se precisar restabelecer a forma de uma aba você pode passar o ferro quente por cima desde que você o proteja com um pano no meio.

Fonte: The Panamá Hat Shot



Nenhum comentário: