sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Joaninha



Você sabia que a joaninha é o símbolo da sorte, do amor, da felicidade, da fertilidade, da maternidade, da proteção, da renovação, da harmonia e do equilíbrio?!?!

Acredita-se que o número de manchas nas costas da joaninha é o número de meses que passarão antes que o amor da sua vida apareça e, ademais, se uma joaninha pousa em um pessoa, ela terá muita sorte. Por esse motivo, matar uma joaninha pode trazer azar e tristeza.
Na Ásia, acredita-se que se uma joaninha for pega e solta, ela vai fielmente voar até o seu verdadeiro amor e suspirar seu nome no ouvido do amado. Assim, após escutar, o verdadeiro amor aparecerá. Assim, para os chineses a joaninha sempre representará a boa sorte uma vez que esses insetos foram abençoados por Deus.

Na França, se uma joaninha pousar numa pessoa, levará com ela suas aflições simbolizando, dessa maneira, a limpeza espiritual, a renovação e a felicidade.

Já nos Estados Unidos, se houver muitas joaninhas voando, na época da primavera, significa que a colheita daquele ano será farta; enquanto que na Grã-Bretanha a joaninha é símbolo do bom tempo.
Também encontramos a joaninha associada à "Virgem Maria" a qual simboliza amaternidade e a fertilidade, conhecida portanto como "os besouros de Nossa Senhora". Não obstante, no folclore europeu e na simbologia cristã, reza a lenda que durante a Idade Média, os insetos estavam destruindo as plantações e os fazendeiros rezaram para Virgem Maria que lhes enviou, para proteção das colheitas, inúmeras joaninhas a fim de acabar com a pragas das plantações. Por isso, os antigos farmacêuticos acreditavam que a joaninha era sinal de um bom agouro, uma vez que ela controlava a população de pulgas mediante seu enorme apetite, simbolizando dessa maneira a boa sorte, a felicidade, o equilíbrio e a harmonia.








FONTE: http://www.dicionariodesimbolos.com.br/joaninha/

Nenhum comentário: